RESÍDUOS NO BRASIL
LIXÕES
LIXÕES
O lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos a céu aberto, caracteriza-se por descarte de lixo sobre o solo, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Não há tratamento de efluentes líquidos, o chorume penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo. Moscas, pássaros e ratos aumentam as chances de proliferação de bactérias e parasitas prejudiciais à saúde humana.
ATERRO CONTROLADO
ATERRO CONTROLADO
O aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo que são cobertos diariamente com terra ou saibro e onde é feita a captação/queima do biogás. Não é a técnica mais recomendada pois não há impermeabilização de base, comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas. O aterro controlado foi uma solução rápida para controlar a deposição dos resíduos, evitando descarte em lixões a céu aberto.
ATERRO SANITÁRIO
ATERRO SANITÁRIO
Os aterros sanitários são espaços preparados para a deposição final dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Esses locais são planejados para captar e tratar os gases e líquidos resultantes do processo de decomposição, protegendo o solo, os lençóis freáticos e o ar. As células são impermeabilizadas com mantas de PVC e o chorume é drenado e depositado em um poço para tratamento futuro. O aterro é coberto de terra diariamente e o biogás é queimado ou aproveitado para geração de energia.
ATERRO DE INERTES - RCC
ATERRO DE INERTES - RCC
Os Resíduos da Construção Civil são, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis. Os impactos negativos da construção civil vão desde o consumo de recursos naturais e modificação da paisagem, até a geração de resíduos. O descarte deste tipo de resíduo é encaminhado para aterro de inertes.